É como viver em outro mundo, um mundo diferente de todos os outros juntos. Um mundo onde também existe o preconceito, o racismo, a felicidade, a tristeza e o orgulho. Um mundo incomparável, um mundo que é a paixão de todos, que é o trabalho de muitos, que é a emoção de todos os outros mundos juntos. É uma mistura de sentimentos, emoções, lágrimas e risos.
O futebol é mesmo uma paixão adolescente, às vezes, te deixa triste, porém logo te cura. O que nos leva a ficar 90 minutos vidrados na TV e a esquecermos o mundo em volta? Por qual motivo vibramos a cada gol? Porque choramos e ficamos tensos quando o relógio passa devagar quando estamos ganhando e passa sem perceber quando estamos perdendo? Envolve sentimento, envolve emoção e com essas coisas de sentimento não se brinca. Os leigos insistem em tentar nos confortar, dizendo que "é só um jogo". Não, não é só um jogo.
E pra quem vê e vive tudo isso de perto? Será que existe a mesma emoção? Será que existe mesmo essa história de amor à camisa, e não ao dinheiro? Eu não sei. Só sei que o amor que sinto por esse esporte e por cada jogador que vesta "aquela" camisa é capaz de me cegar e assim me faz acreditar que eles, dão a vida por aquele time, dão a vida por milhares de torcedores. E até que me provem o contrário, essa é a verdade absoluta no mundo do futebol.
Não existe alguém que deixe sua família, deixe amigos, deixe tudo pra trás por causa de um sonho. Independente do dinheiro que irá ganhar. Tem que ter amor. Deixar tudo pra trás é arriscar, o mundo do futebol é traiçoeiro, pode dar certo, como pode acontecer de todo o esforço ser em vão. Por isso acredito nessa raça e vontade dos jogadores. Não é diferente pra eles. Além da emoção dos 90 minutos, existe a pressão antes e depois do jogo. Pra aguentar tudo isso não basta vontade, tem que ter amor. Durante os 90 minutos qualquer erro pode ser fatal. É o máximo de concentração, o máximo de emoção, é se doar ao máximo jogo por jogo.
A alegria dos jogadores é fazer a alegria dos torcedores. Essa é a razão. Essa é a motivação da raça, da vontade. Isso é o futebol. Não é só um jogo. É um mundo diferente. É um mundo onde o jogador completa o torcedor e o torcedor completa o jogador. Pode ser loucura ser apaixonada por esse esporte. Mas é a loucura que alucina, é a loucura que nos faz feliz. LOUCA e apaixonada por esse esporte, que de fato, é apaixonante.